All for Joomla The Word of Web Design

Motocicleta | Conheça a origem da Harley-Davidson

Harley-Davidson, MXKustoms, MXK, Capacete Personalizado

Esse post é para quem é apaixonado por motocicletas, afinal, saber um pouco mais sobre esse mundo nunca é demais. Aqui você vai conhecer mais sobre a história das motocicletas Harley-Davidson. Confira!

Um pouco sobre a Harley-Davidson

Idealizada pelos irmãos William Harley (engenheiro responsável pelos motores), Walter Davidson (idealizador da marca) e Arthur Davidson (irmão mais velho de Walter, que financiou a empresa no início). Tudo começou com um motor projetado para ser encaixado em uma bicicleta.

As primeiras tentativas de colocar motor em uma bicicleta não deram certo. O sucesso veio só após perceberem que a estrutura de uma bicicleta simples não teria o suporte suficiente para receber o motor. Um novo modelo de bicicleta reforçado foi criado e então surge a primeira Harley-Davidson.

Os criadores trabalhavam em um galpão de madeira, com as palavras Harley-Davidson Motor Company rabiscadas na porta. Em 1901, o primeiro desenho do motor para a bicicleta é criado e em 1904 conseguem o primeiro revendedor para a motocicleta. Daí em diante vem a trajetória de ascensão da Harley-Davidson.

No ano de 1905, aconteceu a primeira vitória de uma Harley-Davidson em uma corrida de motos. Daí em diante, a participação nas competições e a quebra de vários recordes se tornou algo comum, contribuindo de forma significativa para a promoção das motos.

Harley-Davidson na guerra

A Harley e a Indian disputaram as licitações dos EUA para enviar motos para a Primeira Guerra Mundial. A Indian, naquela época, era bem maior que a Harley-Davidson e sua vitória era garantida.

A HD garantiu sua participação oferecendo cursos de manutenção para os combatentes, o que facilitaria a logística e os reparos no campo de batalha. Isso gerou um apego dos militares pelas motos e com isso a marca foi criando sua legião de fãs.

Outro fato que impulsionou a marca, consiste em uma foto de uma motocicleta Harley-Davidson, liderando um pelotão na entrada da Alemanha recém pacificada. Essa foto foi amplamente divulgada e a HD se tornou um símbolo do patriotismo americano.

Na Primeira Guerra Mundial, em 1917, várias motos foram produzidas com o intuito de ajudar o exército norte-americano. Ao final da guerra, foram contabilizadas cerca de 20.000 motos, sendo a maioria da Harley-Davidson. E na Segunda Guerra Mundial, a empresa contribuiu com mais de 80 mil motos para a guerra.

As primeiras motos

O que começou como bicicletas adaptadas com um motor, acabou se tornando uma das marcas mais famosas de motocicletas de todos os tempos. Conheça agora alguns dos modelos da Harley-Davidson e sua evolução ao longo dos anos:

Modelo 5-D (V-Twin)

A primeira motocicleta V-Twin da Harley-Davidson de seis anos, conta com um acréscimo de 49,5 centímetros cúbicos de 810 cc e 6,5 HP de potência. A motocicleta produz sete cavalos de potência. O motor Atmospheric V-Twin, recebeu esse nome devido a forma de atuação das válvulas pelo vácuo criado durante o curso de admissão do pistão. O motor era refrigerado a ar de 45 graus. O mesmo motor considerado icônico por ser o primeiro V2 da Harley-Davidson, em sua versão experimental tinha quase 7 cavalos de potência e passou a ser comercializado até 1911.

Modelo Sidecar

Este modelo disponibilizado para os compradores em 1914, contava com pedais de embreagem e freios com cabeçote em F, disponíveis em motores mono e bi cilíndricos. Também conhecido como Servi-car, este modelo foi projetado para ser um veículo de serviços como correios e bombeiros.

Modelo J 1922

Esta motocicleta tem o modelo de motor V-Twin de 74 polegadas cúbicas que é introduzido nos modelos JD e FD. Distância entre eixos de 59,5 pol, suspensão de forquilha dianteira suspensa e suspensão traseira de rabo duro, apelido carinhoso que faz referência à rigidez da suspensão.

Modelo 1928

Esta motocicleta atinge velocidades máximas entre 85 – 100 mph e possui duas câmaras. Além de ter freios de roda dianteira. O modelo contava com transmissão de 3 velocidades, mudança de mão, frame base tubular e suspensão de forquilhas dianteiras de ligação.

Modelo Knucklehead

Esta motocicleta leva este nome pelo formato que se assemelha a um punho fechado (knuckle=punho). Com 61 polegadas cúbicas, a motocicleta conta com uma válvula de cabeça inclinada. Esta moto se caracteriza pelo estilo arrojado e o aumento da potência.

Modelo XA

Motocicleta com cilindros opostos horizontalmente e o exclusivo XA 750. Grande parte de sua produção foi enviada para as forças norte-americanas. Este modelo era equipado com propulsor horizontal de cilindros opostos, destinado para uso no deserto. Cerca de 1.011 motos foram para uso militar.

Modelo XL Sportster

Primeira motocicleta com motor de válvulas aéreas de 55 polegadas cúbicas. Ficou conhecida como a primeira das Superbikes. A distância dessas motos ao solo era uma grande vantagem da Harley-Davidson, pois, na época, as pistas eram de terra (dirty track).

De uma simples bicicleta com motor embutido, nasceu a maior empresa de motocicletas, que até hoje coleciona fãs e seguidores por todo o mundo. Neste post você pôde ver alguns dos muitos clássicos da Harley-Davidson e como os motores e modelos se desenvolveram ao passar dos anos. Você pode conferir toda a trajetória da Harley-Davidson Motor Company no Museu da empresa.

 

E aí gostou do post? Se você é um apaixonado por motocicleta e não abre mão do estilo, conheça a MXK Kustoms e nossos capacetes e acessórios personalizados!

2 thoughts on “Motocicleta | Conheça a origem da Harley-Davidson

    • André Montanha says:

      Temos sim, Luís Fernando. O modelos a pronta entrega estão a venda na sessão “tanques decorativos” deste site pelo valor de R$290. Caso queira um exclusivo, fazemos sob encomenda a partir de R$350, podendo variar o preço de acordo com a pintura. Qualquer dúvida, pode mandar um whats (61) 998 722 666 – Montanha da MXKustoms

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *